1. O que é consórcio de motos?
Nem todo mundo tem o valor total para fazer a compra de uma moto à vista. Na verdade, isso é para bem poucos. Então, a opção para a maioria das pessoas é buscar alternativas que facilitem o pagamento desse veículo, e o consórcio é uma opção bem atrativa.
Ainda não entendeu ao certo como funciona consórcio de moto? Não tem problema, vamos explicar melhor. Basicamente, é como se você guardasse dinheiro para adquirir uma motocicleta no futuro, planejando a sua compra para um determinado momento.
No consórcio, são formados grupos de pessoas físicas ou jurídicas que desejam fazer uma compra parecida, seja pelo modelo de moto escolhido ou pelo valor que pretendem pagar pelo bem.
É possível entrar em um grupo novo ou já existente. Os grupos novos ainda estão em formação, e a administradora está incluindo os membros. Portanto, não estão fechados nem ativos, e o processo de contemplação ainda não se iniciou — mas tem um prazo para começar.
Já no caso dos grupos que estão formados, o novo consorciado tem a opção de aderir à ao plano adquirindo uma cota que não foi comprada; ou, então, pode negociar com um membro que tenha decidido deixar o consórcio, ficando com todos os direitos para si, mas, também, as obrigações descritas no contrato.
Quem vai adquirir uma carta — ou seja, você — escolhe o valor dela de acordo com o crédito que vai precisar para comprar a moto desejada. Esse total é dividido em parcelas mensais, formando uma espécie de poupança com o suporte de uma empresa especializada que administra os valores e dá assessoria para o grupo.